segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Anúncio de homenagem ao Titanic é cancelada após tragédia com cruzeiro italiano


Uma coletiva programada para esta segunda-feira para apresentar o tema do Dia Marítimo Mundial deste ano, "Cem anos depois do Titanic", foi cancelada hoje pela Organização Marítima Internacional (IMO, na sigla em inglês), das Nações Unidas, em respeito à tragédia ocorrida com o cruzeiro italiano Costa Concordia.
A informação foi divulgada por um porta-voz da agência que disse que ainda não foi fixada uma nova data para a apresentação.
O tema do dia, que é celebrado em setembro, foi anunciado no ano passado "para devolver à organização a suas raízes e a sua razão de ser, quer dizer, velar pela segurança da vida em alto mar".
Uma das consequências do naufrágio do Titanic, ocorrido em 14 de abril de 1912, foi a adoção, dois anos depois, da Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida no Mar (Solas), a primeira convenção internacional para a segurança em alto mar. A última revisão da convenção ocorreu na década de 1970.
AJUDA E RESGATE
Mais cedo, em entrevista coletiva em Gênova, Pier Luigi Foschi, presidente da Costa Crociere --dona do navio Costa Concordia, que adernou na Itália durante o fim de semana deixando ao menos seis mortos-- disse nesta segunda-feira que as prioridades são atender os passageiros afetados e gerenciar os riscos ambientais na região antes de mover o navio. No local do acidente, o resgate foi suspenso temporariamente devido ao mau tempo e inclinação da embarcação.
Foschi disse ainda que o Costa Concordia passou todos os testes de segurança em 2011 e que uma vez que a situação de resgate e de atendimento a todos os passageiros afetados esteja concluída, a Costa Crociere deve ter como prioridade avaliar os riscos ambientais do acidente.
O chefe da companhia de cruzeiros disse ainda que a empresa prestará auxílio jurídico ao comandante da embarcação, Francesco Schettino, mas que é impossível descartar os indícios de erro humano durante o acidente e que "uma alteração de rota não autorizada" foi executada pouco antes de o navio colidir-se com uma rocha.
Cerca de 15 passageiros continuam desaparecidos, e segundo a emissora britânica BBC os trabalhos de resgate foram suspensos na manhã desta segunda-feira devido às condições de mau tempo e ao fato de que o navio se inclinou ainda mais, movendo-se 9 centímetros na vertical e 1,5 centímetro na horizontal por causa da agitação do mar.
A expectativa é retomar as operações assim que possível.
O Costa Concordia tinha 2,4 mil toneladas de combustível em seus tanques, o que preocupa as autoridades italianas quanto ao risco de um desastre ambiental de grandes proporções --o que poderia afetar diretamente o ecossistema do Mar Tirreno, no Mediterrâneo, e o turismo da costa do Estado da Toscana.
Mais cedo, o ministro italiano do Meio Ambiente, Corrado Clini, disse que o acidente representa "um risco muito alto" para o meio ambiente da ilha de Giglio e "uma intervenção é urgente".
"O objetivo é evitar que o combustível vaze do navio. Nós trabalhamos com esta possibilidade", declarou Clini, após o naufrágio que deixou pelo menos seis mortos e quinze desaparecidos.
O navio levava 4.229 pessoas a bordo. O número de brasileiros no cruzeiro pode ser maior do que os 53 divulgados inicialmente pela operadora e repassados para o Itamaraty.
Informações: Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário