quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Capacitação

É preciso que algumas agências e operadoras contratem pessoas com capacitação para atender e acompanhar os turistas em ônibus de turismo, muitas vezes por pagar menos contratam pessoas que denigrem nosso trabalho. Por não possuirem qualificação dão informações erradas e prestam um péssimo atendimento. É a infeliz mania de alguns que acham que qualquer um pode trabalhar no Turismo.
MP

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Pesquisa

"A EMBRATUR deveria fazer também uma pesquisa junto aos funcionários das operadoras brasileiras de turismo para verificar como as operadoras de turismo estrangeiras classificam e vendem os roteiros de praias da maioria do nordeste brasileiro, ou ainda verificar por que a maioria dos vôos charter se compõe de homens , que quando desembarcam no Brasil não possuem reserva em hotéis."
João dos Santos Filho
Bacharel em Turismo pelo Centro Universitário Ibero-Americano de São Paulo (Unibero) e bacharel em Ciências Sociais pela PUC/SP. Mestre em Educação: História e Filosofia da Educação pela PUC/SP. Professor-convidado na Faculdad de Filosofia e Letras da Universidad Nacional de Heredia (UNA), em San José da Costa Rica. Professor concursado pela Universidade Estadual de Maringá. Autor do livro “Ontologia do turismo: estudo de suas causas primeiras” EDUSC, Universidade de Caxias do Sul.

Lições Eternas

"O verdadeiro homem mede sua força, quando se defronta com o obstáculo" (Saint-Exupéry)

"Muitos talentos se perdem por falta de um pouco mais de coragem" (Sydney Smith)

"A coragem é a primeira das qualidades humanas porque garante todas as outras" (Aristóteles)

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Concurso para Fundação de Turismo sem vaga para Turismólogo


A Fundação Uberlandense do Turismo Esporte e Lazer – FUTEL, abre concurso sem vaga para Turismólogo.
Fica a pergunta: Quantos Turismólogos a Fundação Uberalandense do TURISMO Esporte e Lazer tem no quadro?

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

TURISMÓLOGO POR AMOR


Vivemos num mundo altamente competitivo, onde o mercado de trabalho vive em constante mutação, o profissional do milênio não é mais aquele que se especializa em determinada área, e sim aquele que se propõe a saber um pouco de tudo, o comum “profissional bombril”. Quando resolvi me graduar em turismo não achei que fosse passar por uma realidade diferente.Para me qualificar uma boa profissional sabia que muitas etapas e desafios teria que ser vencidos, mas no meio de minha jornada encontrei um diferencial digamos bem incomum, pra não dizer mesmo desanimador. Esse diferencial me fez parar e refletir várias questões que cercam o profissional do turismo, cheguei a conclusão que não importa quanto o turismólogo se especialize, não importa quão poliglota ele seja, muito menos que o mesmo trabalhe de domingo a domingo, ele estará fadado a GANHAR MAL!É no mínimo inadmissível o que acontece com nossos profissionais no mercado de trabalho, chega a ser ridículo. Passamos quatro anos de nossas vidas estudando como em qualquer outra profissão, passamos mais dois, ou mais,nos especializando. Como pede qualquer curso superior, e não paramos por aí, já que paralelo a isso somos obrigados a dominar pelo menos dois idiomas, a diferença é que qualquer médico, advogado ou arquiteto que termine sua formação sabe que vai obter resultados financeiros compatíveis com suas respectivas especializações, o turismólogo não, até esperamos por isso mas ainda na faculdade nos deparamos com uma realidade totalmente diferente. A realidade é trabalharmos por salários quase mínimos, que não condizem com nossa realidade nem com nosso conhecimento, nesse momento muitos perdem o estímulo e por questões de sobrevivência, se sujeitam a tentar qualquer outra profissão, os poucos que ficam, que continuam lutando, que teima em continuar guerriando contra esse mercado predador podem e devem ser considerados verdadeiros heróis que trabalham dia após dia, qua não desistem por um único motivo, AMOR.Se você é TURIMÓLOGO, que ama o que faz e que não quer e nem pretende fazer outra coisa de sua vida, VENHA, junte-se a nós, ponha a boca no mundo e grite já por nossa regulamentação, GRITE MESMO, BEM ALTO E BEM FORTE, pois só mediante nossa regulamentação podemos obter um piso salárial digno e condições trabalhistas descentes.Chega dessa realidade absurda! REGULAMENTAÇÃO JÁ!!!
Pâmela Maia
Turismóloga

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Praia Particular

Sou do Maranhão e percebi que em Fortaleza boa área da praia do Futuro é particular. Voce não pode ficar se não consumir nada na barraca, tem que usar as cadeiras e mesas da barraca. Caso voce queira estender sua canga na areia tem que procurar um lugar deserto que não tenha nenhuma barraca. E ninguém reclama.
JPB

Turismo em Cemitérios - Necroturismo


Um segmento do turismo que está crescendo, por mais estranho que pareça, é o Turismo em Cemitérios, o Necroturismo, para apreciar obras de arte, como por exemplo: esculturas de Bernardelli no Cemitério São João Batista no Rio de Janeiro. E infelizmente não contamos com profissionais especializados na área. Mas está aí a dica!

Hospi.....

Os propietários de hotéis conseguem transformar a hospitalidade em HOSTILIDADE!!
LM

Insalubridade


Exerço a função de Governança. Meu trabalho se estende até a lavanderia de um hotel, local insalubre, com caldeira e produtos químicos, mas o dono conseguiu um laudo, por vias excusas, de que atesta a inexistência de periculosidade e insalubridade. Assim não recebemos o benefício. Isso é só uma amostra de como alguns que fazem o turismo tratam os seus colaboradores. Imaginem os hóspedes. Só pensam no lucro.
FC

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Hostilidade

Não aguento as caras sem expressão das aeromoças e comissários. Trabalham como se estivesem nos fazendo um favor. Até quando sorriem parecem robôs. Precisam mudar isso. Não tem mais glamour.
BC

Over book do Hotel - O hóspede é que sofre!

Fomos passar um final de semana em Aracaju, com um grupo da Maçonaria, pessoas idosas. Chegamos ao hotel conforme combinado depois do meio dia. Só fomos entrar no quarto após às 16:00. O gerente sumiu, não tinha ninguém que nos desse uma satisfação. Após muita reclamação e quando falamos que íamos procurar divulgar o que estava acontecendo por meio da imprensa é que fomos atendidos. Isso é um absurdo, uma viagem pode se transformar num pesadelo.
CS

Café da manhã

Os donos do hotel que trabalho querem controlar o que os hóspedes comem no café da manhã. Não gostam quando repetem. Isso é o que mais me chateia entre outras coisas.
Parabéns pelo espaço, vai bombar!Vou divulgar.
LFG